Regra geral, o fundo imobiliário tem que distribuir, semestralmente, 95% do resultado daquele período aos seus cotistas. Digo regra geral pois há exceções, que serão comentadas em outras publicações.
Pois bem! Essa alta taxa de payout acaba fazendo com que fundos imobiliários sejam excelentes investimentos para que seus cotistas consigam viver de renda. No entanto, obviamente, essa distribuição obrigatória tem seus pontos negativos. O principal ponto negativo é que o o fundo não consegue aumentar seu patrimônio de forma orgânica.
O fato de não conseguir crescer de forma orgânica obriga o fundo imobiliário a emitir novas cotas para captar novos valores no mercado, consequentemente, crescendo o seu patrimônio.
Ocorre que, especialmente nos fundos de tijolos, lave-se um tempo para que esse valor captado seja devidamente investido e possa gerar seus devidos rendimentos. Isso acaba ocasionando uma redução dos rendimentos distribuídos pelo afinal, afinal, a mesma renda gerada anteriormente agora será divida por um numero maior de cotas.
Muitos investidores, sem entender esse movimento, insatisfeitos com a queda dos rendimentos, acabam vendendo suas cotas, causando queda do valor das cotas no mercado secundário. O que para o investidor mais experiente, acaba gerando uma boa oportunidade para aumentar sua posição em fundos que já possuí, ou montar posições em fundos que não tem em sua carteira de investimentos.
Qual investidor é você? Aquele que vendo ou aquele que compra as cotas?
Comments