Caro Leitor,
Sabemos bem que ao longo desta caminhada como investidor temos muito estudo, muitas dúvidas, afinal, para a maioria das pessoas, ainda mais quando analisamos o crescente número de investidores em fundos imobiliários, estamos diante de um universo novo.
Mas dúvidas não é um privilégio de iniciantes, muitas pessoas que já investem há mais tempo gostam de trocar ideia e saber mais sobre fundos imobiliários e o aprofundamento acaba gerando novas dúvidas.
Por isso, toda sexta abrirei uma caixa de perguntas em meu instagram (@ivaneugenio_) e no instagram do FII Fácil (@fii_facil) recolhendo dúvidas que vocês gostariam que fossem aqui respondidas. Obviamente, para não criar nenhum embaraço, o nome da pessoa que fez a pergunta não será revelado.
Então vamos lá. Recebi o seguinte questionamento: tenho dúvidas sobre qual fundo comprar em determinado momento?
Poderia dar uma resposta pronta. Pessoas adoram respostas prontas. E dizer que você deve escolher entre 2 e 3 fundos dos principais setores: recebíveis, shoppings, lajes comerciais e galpões. Se quiser completar, coloca aí mais uns 2 fundos híbridos e ponto. Escolha bons fundos, de preferência diversificados e vá ser feliz.
Gostou dessa resposta! Se sim, pode parar a leitura aqui. Agora, gostaria de realizar mais algumas ponderações. Vamos lá.
Primeiro, essa seria uma conversa longa, há inúmeros pontos de vista, vou aqui tentar dar um direcionamento para essa resposta.
Antes de pensar em qual fundo aportar, é importante analisarmos como um todo, em que momento da sua vida como investidor você está? Começando? Já tem um patrimônio considerável? Já está usufruindo do seu patrimônio?
Se você está começando, preocupe-se em estudar um único fundo, sem pressa, lendo relatórios mais antigos, conhecendo seus ativos, vendo se de fato este é um fundo com ativos e gestão de qualidade. Ultrapassado este momento, procure estipular um preço teto a se pagar por ele, temos artigos que tratam do tema de precificação e, qualquer dúvida, é só mandar.
Não tenha pressa em diversificar sua carteira, não pague qualquer preço em um fundo. O investidor apressado pode cometer erros com o seu patrimônio, cuide do seu dinheiro. Com o passar do tempo, a carteira vai ganhando o seu formato e gerando seus resultados.
Caso você esteja no meio do caminho, já com um patrimônio considerável investido, esperamos que já tenha uma carteira desenvolvida. Essa carteira já deve ter um número de ativos que podem trazer oportunidades em meses diferentes. Assim sendo, invista penso que o correto é investir nas oportunidades que estão carteira, caso contrário, vá conhecendo outros fundos, estudando e, lembre-se, sempre temos oportunidades no mercado.
Para o último investidor, aquele que já está usufruindo de seu patrimônio. Acredito que este investidor já está a tempo no mercado e já não gira tanto sua carteira (ah se vocês soubessem o prejuízo que o giro de uma carteira pode causar), esse investidor deverá investir nas melhores oportunidades que estão em sua carteira e incluir um novo ativo se fizer sentido em seu portfólio.
Vale sempre acompanhar o trabalho de casas de research, os diversos radares de fundos imobiliários que estão disponíveis hoje no mercado e, se preferir e fizer sentido para você, buscar o acompanhamento mais de perto de um consultor financeiro, que vai compreender seu objetivo, sua capacidade de aporte e buscar, junto com você, a sua carteira ideal.
Vamos Juntos!!!
Comments