Saiba tudo sobre o Fundo Imobiliário PVBI11 nesta entrevista com Rodrigo Abbud, gestor da VBI Real Estate.
Rodrigo é sócio fundador da VBI Real Estate, estando intimamente envolvido com todos os investimento da gestora desde a sua criação em 2009. Engenheiro, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com MBA pela Reading University (UK), College of Estate Management e pós-gradução em Project Management pelo Royal Institute of Chartered Surveyors (UK) e Fellow pelo RICS.
Sua carreira se iniciou em 1994, na Bolsa de Valores de São Paulo. No ano de 1997 se juntou à CB Richard Ellis, empresa de consultoria imobiliária, atuando na áreas comercial e de relacionamento com investidores ao longo de 11 anos.
No ano de 2008, a VBI Real Estate desenvolveu o projeto do edifício Faria Lima 4400, atuando na compra de inúmeros terrenos, pensando e desenhando todo o prédio. Um prédio sensacional, diga-se de passagem, tanto que foi 100% pré-locado. Nascendo em 2012 o FVBI11, já tendo passado por diversos momentos, com altas e baixas da vacância.
Atualmente, o 4400 está no portfólio do PVBI11, fundo imobiliário também da VBI Real Estate, com características diferentes do fundo anterior, principalmente por ter uma gestão ativa, buscando ser um fundo resiliente, sempre adquirindo imóveis de primeira linha.
No início da pandemia se falou muito em home office, na visão do gestor, o mercado inteiro vai se adequar a nova realidade, no entanto, as principais regiões (Faria Lima, JK) irão sofrer menos e, caso sofram, basta adequar o valor do aluguel que os edifícios são novamente ocupados.
De mais a mais, não podemos ignorar que a troca de experiência física e pessoal é extremamente importante para o crescimento de uma empresa, ideias e estratégias nascem após discussões, assim uma empresa evolui.
Tanto é que para os próximos anos o gestor já está visualizando revisionais positivas, isso considerando o preço das novas locações na Faria Lima e em regiões não prime, sendo certo que parte da recomposição do valor já está sendo capturada com a alta do IGPM.
Apesar de ter um time de gestores especializados em Shoppings, a VBI não pretende lançar no mercado um fundo específico de shopping. Todavia, já colocaram um fundo de varejo no mercado, inicialmente com uma captação 476.
O que é varejo? Na visão do gestor, varejo é o consumo essencial.
A VBI também traz para o mercado a tese do Student House, produto este que ainda está em maturação, sendo preparado para ser apresentado no futuro para os investidores.
As negociações neste momento estão aquecidas, o fundo tem um bom caixa, sendo que podemos trabalhar também com alavancagem se necessário.
O gestor não descarta o investimento em fundos imobiliários, no entanto, esta seria uma alocação tática, para aproveitar barganhas de mercado, sempre buscando proximidade com as teses do PVBI. Lembrando que esta seria uma posição tática.
Destaca o gestor, ainda, que embora já tenha realizado excelentes investimentos no Rio de Janeiro, este não é momento para olharmos para esta Capital, merecendo um cuidado maior neste período.
Diga aí, você tem PVBI em sua carteira?
Comments