Essa foi a pergunta que mais recebi no Direct (no Instagram), tanto que deicidi escrever esse Artigo. Vamos explicar um pouco diferente, primeiramente, você tem que acompanhar o Mercado e lembrar que no dia 30/04/2021, sexta feira, foi anunciado o RENDIMENTO de 1,19. O que aparentemente é muito bom, para um fundo com ágio de 32,1% é pouco. O fundo paga, em Média, valores acima de R$ 2,00.
Por que Caiu? Primeiro, porque o ágio do ativo estava alto. Segundo, esse Rendimento abaixo a Média fez com que muitos investidores ficassem insatisfeitos e vendido. Agora , espera um pouco, faz sentido ?
Não! Todos sabem que não deve se comprar um Ativo pelo Rendimento, deve-se olhar a carteira ainda mais um fii de papel, que não tem valorização Patrimonial. O Fundo acabou de sair da 3ª emissão, então cabia ao cotista entender como era a posição do caixa, e o mais absurdo de tudo é que no dia 22/04/2021 o gestores já tinham informado o Mercado que o Rendimento de Maio seria prejudicado por atrasos provocados pelo COVID. O investidor que pagou agio antes da data "com" do Ativo não devia fazer ideia da pegadinha que estava por vir, simplesmente, porque não leu o Relatório. E quando o evento ocorreu, se assustou e vendeu para quem estava esperando a oportunidade (e olha que o ágio ainda está acima de 20%).
Duas coisas você deve tirar de lição:
1) Leia e acompanhe o Relatório Gerencial
2) Não compre pelo RENDIMENTO
Veja o trecho do Relatório: "DEVIDO AOS LOCKDOWNS, e consequente fechamento de diversos cartórios, tivemos atraso na obtenção de últimas certidões para finalização da diligência nos CRIs Vanvera, com empreendimentos localizados na cidade de Ariquemes/RO e Pacto Mais, com empreendimento localizado na cidade de Bananeiras/PB. Estes atrasos impactaram em algumas semanas no prazo previsto para alocação dos recursos da última oferta, com isso, a distribuição de dividendos paga no mês de Maio/2021 será abaixo da taxa nominal dos CRIs. Nos dividendos pagos no mês de Junho/2021 teremos as alocações nesses CRIs já concluídas e a distribuição estará condizente com a taxa nominal média dos CRIs."
E aí? Simples. Estava desde 22/04/2021 anunciado ao Mercado essa queda no YELD e a cota só caiu de fato no dia 05/04/2021. Não dá para entrar no Mercado Imobiliário sem acompanhamento e comprando apenas por rendimentos. No mesmo RG que indica a queda de Maio indica uma "normalização" em junho, e será que o Mercado vai precificar isso quando ? Muitas vezes entender o Mercado tem que saber precificar, outras, apenas ler. O fato é sempre vai ter alguém informado e alguém desinformado. De que lado VOCÊ quer estar ?
Olhe esse Artigo que saiu dia 23/04/2021: https://www.fiifacil.com.br/post/urpr11-relat%C3%B3rio-gerencial-de-mar%C3%A7o