Fundos imobiliários - ou a “renda fácil” - que tanto nos agrada.
Olá, eu me chamo Odemir e, assim como você, iniciei há pouco nessa modalidade de investimentos maravilhosa que nos possibilita ganhos complementares mensais. Confesso que, bem no comecinho, eu duvidei dos ganhos que os fundos poderiam entregar. Eu me perguntava: “Se eu não tenho o imóvel, como eu posso ter ganhos mensais com a renda dele?” Eu mal sabia que, por trás daquele código de 4 letras e 2 números, o que estava sendo negociado era uma fração daqueles imóveis imponentes que vemos quando passamos nas principais avenidas dos grandes centros comerciais.
“Então... se eu comprar um desses códigos (cotas) eu terei direito sobre os imóveis daquele fundo?” Na verdade, não, mas você terá direito aos rendimentos daquele determinado fundo. “Como assim? Conta essa história direito...” Pois bem, os fundos imobiliários possuem a obrigação de distribuírem pelo menos 95% do lucro líquido obtido no semestre, contudo, como estamos tratando de imóveis bem localizados, com contratos longos, inquilinos bem avaliados e com mitigado risco de crédito, há a possibilidade de previsão dos valores que deverão ser recebidos todos os meses pelo fundo.
Dessa forma, os fundos imobiliários conseguem racionalizar o montante recebido, abatendo os gastos e despesas necessárias, e então entregando mensalmente um determinado valor na forma de rendimentos. E o melhor, os rendimentos dos fundos imobiliários são isentos de imposto de renda (Sim, o leão não vai morder um pedaço dos seus investimentos).
“Mas... e quem vai cuidar de todos esses gastos e necessidades do fundo?” Para isso, nós poderemos contar com dois personagens muito importantes no mercado de fundos imobiliários. Eles são: os Gestores (uma equipe especializada na gestão de títulos e valores imobiliários, responsáveis pela boa organização dos contratos, locatários e saúde dos imóveis) e os Administradores (outra equipe muito especializada, eles irão cuidar de toda a parte burocrática, desde a papelada e escrituração dos contratos, até a novas emissões de cotas e tratativas com os órgãos reguladores de mercado, mas isso é assunto para um outro texto).
Vale dizer que os Gestores e Administradores são empresas sérias, geralmente com décadas de experiência nos mercados imobiliário e de capitais, então fique tranquilo que seu patrimônio (um dos fatores mais legais dos fundos imobiliários é a criação e manutenção de patrimônio, com ganhos mensais e isentos de imposto de renda) não vai estar na mão de “qualquer um”.
Contudo, uma taxa é cobrada por esses serviços prestados, afinal, todo esse trabalho e dor de cabeça são onerosos, e serão terceirizados para os Gestores e Administradores, mas não precisa se preocupar, esse valor já vem descontado nos seus rendimentos mensais. Ah, e as taxas giram em torno de 0,75 à 1,25 a.a.
Em resumo, basta ir até a sua corretora, - ou pedir ajuda para o seu Assessor - comprar uma dessas cotas, e começar a receber seus primeiros rendimentos!
Viu como é simples? Aposto que ao longo das nossas conversas você também vai entender melhor como esse mercado funciona, e talvez até se apaixonar por essa modalidade incrível de rendimentos recorrentes.
Por hoje ficamos por aqui, mas sei que logo nos veremos de novo. Fiquem bem, estudem o máximo que puderem, e bem vindos aos fundos imobiliários!
Odemir Andrade - Investidor e Entusiasta de FIIs
Comments